Criar um Site Grátis Fantástico
  PPS MULHER

MULHER NA POLITICA

SINAL DE CONQUISTA!!

ENTRE NO NOSSO SITE

E VEJA OS TRABALHOS

REALIZADOS EM NOSSO

PARTIDO! 

PPS (PARTIDO POPULAR SOCIALISTA)

DE MULHERES!!


Total de visitas: 9124
Entrevista

PPS discute participação da mulher na política e faz ato de filiações
Publicado em :27/08/2009 às 17:33 Editado em: 28/08/2009 às 07:37
 
Vereadora mineira é destaque no encontro

O Movimento de Mulheres do PPS, através das Coordenações Estadual e Municipal de Cuiabá, realiza nesta sexta-feira, dia 28, discussão sobre a participação da mulher na política partidária, que contará com a palestrante Vereadora Luzia Ferreira, presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte-MG. A parlamentar do PPS é uma referência nacional na organização do movimento de mulheres e defesa de bandeiras como ampliação de espaços da atuação política para as mulheres. O evento culminará com um Ato de Filiações à sigla. De acordo com a organização do evento, serão mais de 150 fichas abonadas por lideranças do partido. O evento ocorrerá a partir das 18h30, no Plenarinho da Câmara de Cuiabá, e contará com a presença de outras autoridades que discutem a temática de gênero e política.

O evento contará, também, com a participação de outras lideranças do PPS, tais como o deputado Percival Muniz, que é presidente regional e já teve seu nome lançado pela sigla como candidato ao governo do Estado em 2010, o vereador por Cuiabá, Ivan Evangelista, o suplente de deputado federal, Eduardo Moura, e a ex-deputada Ana Carla Muniz, que já foi secretária estadual de Educação e é uma das coordenadoras estadual de mulheres do PPS/MT. Além dessas lideranças, devem marcar presença, ainda, as 12 vereadoras que o partido tem em Mato Grosso.

A vereadora da capital mineira, Luzia Ferreira, fará uma análise sobre a conjuntura política e em seguida abordará a importância da participação da mulher na política. Está programada, também, a apresentações artísticas e culturais. Além de participar do Encontro do PPS Mulher de Cuiabá, Luzia vem à capital mato-grossense para ser debatedora no 1º Seminário de Vereadoras de Mato Grosso, promovido pela Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, que se realiza na Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), na tarde desta sexta-feira, dia 28.

“Queremos ampliar a participação política das mulheres em Cuiabá, na sociedade e no partido, condição fundamental para aprofundarmos a democracia. No caso do PPS-Cuiabá, a intenção nossa é trabalhar para aumentarmos a participação feminina nas instâncias partidárias e, consequentemente, dar a nossa contribuição para o fortalecimento do projeto de desenvolvimento para Mato Grosso e o Brasil que o partido vem discutindo", diz a militante Cristiane Mendes, da Coordenação de Mulheres do PPS da capital.  Ela acrescenta que entre as novas filiadas estão mulheres que têm atuação destacada nas suas atividades profissionais, e respectivas categorias, bem como no movimento comunitário e popular.

A professora da UFMT, Renata Cabrera, da Coordenação Estadual de Mulheres do PPS/MT, elogia a preocupação do PPS em realizar um evento para discutir as questões das mulheres e destaca a importância da participação feminina na política. “O PPS tem trabalhado muito no sentido da participação igualitária entre os gêneros e a filiação dessas novas companheiras significa o fortalecimento do nosso Movimento de Mulher e, ao mesmo tempo, o partido, que tem um projeto para Mato Grosso, a promover avanços e a construção de uma sociedade melhor”, enfatiza.

A professora ressalta, ainda, que o PPS tem que ter em mente que, além de promover a filiação de novas companheiras, tem que dar suporte para que elas se desenvolvam e possam atuar ativamente no partido, sendo necessário, para isso, cursos de formação política, que é uma das metas da Coordenação Estadual de Mulheres.

Presidente estadual, deputado Percival Muniz, ressalta que é uma característica do PPS ser um partido sem preconceitos e discriminações. Ele diz, ainda, que é muito importante para sigla a participação das mulheres. “É preciso modificar essa cultura machista que se reproduz nas instituições políticas”, argumenta. “Todavia é bom deixar claro que essa luta não deva ser somente por uma questão de gênero. Ela não pode ser separada do conjunto da sociedade”.

Muniz observa, ainda, que o aumento da participação feminina é o fundamental para a luta por políticas públicas voltadas para a mulher. “O partido precisa da atuação das mulheres, mas é ainda mais fundamental para o Estado e o País”, conclui. 

DA REDAÇÃO

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional